Já parou pra pensar que pequenas mudanças podem fazer muita diferença?
Então comece pelo básico! Separei algumas dicas importantes.
1. Seja mais organizada
Tente utilizar um planner, planeje cada semana e o que vai ser feito em cada dia. Isso ajuda a prever o dia que você estará mais na rua e precisará levar lanches ao sair de casa, ajuda a ver qual o melhor horário para encaixar a atividade física em cada dia e também ajuda a perceber se tem muitos eventos que podem te tirar do foco e assim você vai equilibrando ao longo dos outros dias.
Caso ocorra algum imprevisto que te faça sair da rotina, acredite, será muito mais fácil lidar com ele e voltar pra rotina depois se estiver com os dias minimamente organizados.
2. Tente beber mais água
Muitas vezes o que achamos ser fome, pode ser sede. Sim, isso acontece.
Não é para começar a beber 3 litros de água da noite para o dia.
Compre uma garrafinha e coloque metas alcançáveis para cada dia. Beber 1 garrafinha pela manhã e outra à tarde. Depois aumentar para 2 pela manhã 1 uma à tarde. Assim progressivamente.
3. Movimente mais seu corpo
Passe a usar a escada do prédio onde mora, do seu trabalho, do metrô ao invés do elevador ou da escada rolante.
Sempre que possível faça o percurso andando ou de bike, diminua o uso do carro e ônibus ou outros transportes.
Saia mais vezes para caminhar com seu cachorro, ele vai amar.
Trabalha sentada? Coloque um despertador para que a cada 1 hora você levante e se movimente por pelo menos 5 minutos (pode aproveitar e encher a garrafinha de água).
4. Diminua o açúcar de adição
Nosso paladar é super adaptável. Comece reduzindo a quantidade de açúcar que adiciona ao café, chás, sucos, vitaminas até não precisar adicionar mais nada.
5. Cuide do seu sono
Dormir bem e horas suficientes são importantes para emagrecer.
Tente dormir mais cedo, evite mexer no celular ou ficar na frente da televisão próximo a hora de dormir.
Estabeleça uma meta de horário que gostaria de estar dormindo (já pensando no horário que você vai acordar no dia seguinte).
6. Inclua mais frutas, verduras e ovos
Frutas e verduras são fontes de fibras que dão mais saciedade. Além disso, possuem poucas calorias (isso se a forma de preparo não envolver açúcar e gorduras), ou seja, você pode comer uma quantidade maior, que vai te deixar mais saciado e com menos calorias.
O ovo é fonte de proteína que também nos ajuda a ficar saciado por mais tempo. Além disso, um bom consumo de proteína ao longo do dia ajuda a manter a massa magra.
E então, por onde você vai começar? Dê um passo de cada vez e aos poucos vá incluindo hábitos mais saudáveis em sua rotina e tenha paciência.
Os resultados começarão a aparecer, vai se sentir mais disposto, com mais saúde, menos cansado, o intestino funcionará melhor, perceberá melhora nas dores de cabeça e na sua pele. E depois começará a perceber mudanças mais estéticas como redução da barriga, das celulites, aumento da massa muscular. Mas para isso precisa ter paciência e entender que é um processo e ele só vai acontecer se você começar.