Blog Levitá

Passos importantes para uma alimentação saudável e emagrecimento

 Você já tentou de tudo e não conseguiu mudar seus hábitos ou perder aqueles tão sonhados quilinhos a mais? Já pensou em dar um passo de cada vez? Ou só buscou fórmulas milagrosas, dietas restritivas, suplementos?

Alimentação saudável é mais simples do que parece e eu vou colocar aqui pra vocês alguns passos que são muito importantes para dar o “start” nessas mudanças. Comece tentando ajustar esses pontos.

 1 – Organização.

O planejamento é uma ferramenta fundamental nesse processo. Assim como você organiza a sua agenda com as reuniões e aquele um milhão de atividades que tem no dia, é importante separar um espaço nessa agenda para você! 

Que tal tirar um dia na semana para preparar sua alimentação? Pensar no cardápio da semana ajuda muito! Dessa forma é possível já organizar e preparar algumas refeições.

Aqui estão algumas dicas de preparações que podem ficar prontas e serem consumidas ao longo da semana: cenoura e beterraba raladas, brócolis e couve-flor cozidos no vapor, frango desfiado, carne moída, caponata de berinjela etc.

2 – Se atentar aos beliscos.

Observe se você não é o tipo de pessoa que belisca o tempo todo, seja uma balinha aqui ou um biscoitinho ali. Isso pode parecer pouca coisa, mas no final do dia você ingeriu um monte de calorias que não trouxe benefício nenhum e poderia ter sido usada de uma forma bem mais gostosa e útil.

Observe se tem sentido fome ou se esses beliscos são apenas escapes por outro motivo. Se for fome talvez esteja precisando ajustar o consumo de fibra, proteínas, regular o sono, entre outras coisas. Isso nos leva ao terceiro ponto.

3 – Diminua o consumo de industrializados.

Muitas vezes o consumo de ultraprocessados passam despercebidos quanto a sua falta de qualidade e grande quantidade de calorias em pequenas porções. Por exemplo, o biscoito de água e sal (que sabemos que, obviamente, não é feito apenas de água e sal) ou aqueles “falso-saudáveis” que se autopromove como “fit”, sucos de caixinha, mate, bebidas lácteas adoçadas, entre outros.

O que acontece é que esses produtos possuem uma alta densidade energética, ou seja, fornecem grandes quantidades de calorias em volumes pequenos de produto, o que dá a impressão de que se comeu “pouco” (pouco em quantidade, mas não em calorias).

4 – Atividade Física.

Procure uma atividade que você goste e sinta prazer em praticar. Atividades físicas ao ar livre são ótimas opções. Se a dificuldade for tempo, talvez atividades que possam ser realizadas em casa antes do trabalho sejam uma opção. Pense nos seus horários, como poderia organizar isso. Dormir mais cedo para conseguir acordar e se exercitar antes do trabalho? Se for home office, é possível realizar algo no horário do almoço?

Lembre-se, organização é a chave do negócio.

5 – Procure um profissional especializado.

Por último e não menos importante. Procure um profissional capacitado para te ajudar nesse processo, para criar essa rotina de organização, para também ser um parceiro e um apoio nesse momento de mudanças.